O que pode levar a apreensão do automóvel?

Cidade

Um automóvel ganha o direito de circular nas ruas quando está completamente regularizado. Caso contrário pode ser apreendido por qualquer agente de trânsito devidamente capacitado e sinalizado desta forma. É preciso ter cuidado porque apreensão possui custos. Saiba mais!

Como funciona a apreensão do automóvel?

Veículos irregulares com o IPVA 2024 RR e outros motivos podem ser apreendidos a qualquer instante quando em circulação na rua. Isso significa tirar o carro, moto ou caminhão da posse do proprietário até ser devidamente regularizado. É importante saber que não é necessário o automotor estar em posse do dono. Estando irregular e sendo outro motorista a conduzir, ele pode ser apreendido também.

E o que isso quer dizer? Em primeiro momento o motorista deve sair do carro e seus documentos ficam em posse do agente de trânsito. O motorista será indicado a sair do veículo levando seus pertences pessoas e a partir de então ficará em posse do departamento de trânsito da cidade, o Detran.

O Detran estadual remove o veículo para um pátio de estacionamento de sua possa. Costuma ser o mais próximo do endereço do local que o carro está. Ele deve ficar retido até o motivo da apreensão ser solucionado.

Os custos de rebocar o veículo são do proprietário e repassados para ele no momento da retirada. O carro ou moto só deixa o depósito do Detran quando todas as taxas são pagas.

Quais os motivos para apreensão do automóvel?

Como prevê o Código de Trânsito Brasileiro, todos os veículos considerados irregulares no Brasil podem ser apreendidos a qualquer momento. Um agente de trânsito devidamente sinalizado em uma fiscalização de rotina pode apreender um veículo irregular.

São considerados veículos irregulares no Brasil aqueles que:

  • Não estão com as taxas anuais pagas – IPVA 2024 ES e DPVAT;
  • O documento do veículo está vencido em mais de 30 dias;
  • O veículo não está em pleno funcionamento – uma avaliação básica do agente poderá indicar isso. Se alguma parte do automóvel ou moto colocar em risco a segurança dos passageiros e motorista deve ser retirado da rua;
  • O veículo possui placa sinalizada no Detran como roubada ou apreendida;
  • O motorista não tiver condições de dirigir e não houver outro habilitado no momento – apreensão na Lei Seca, por exemplo.

Pode um agente de trânsito apreender um veículo a qualquer instante?

Na verdade, não. Ser um agente de trânsito não dá poder total a um funcionário do Detran de apreender veículos nas ruas. Se ele não está a trabalho, devidamente fardado e com sinalização de fiscalização não poderá apreender o veículo.

Mas há uma confusão comum neste tipo de situação. Muitos motoristas acreditam que se não há reboque na blitz o veículo não pode ser apreendido. Isso é um grande erro. Mesmo sem reboque no local um agente de trânsito pode solicitar via rádio ou telefone um veículo para transporte do carro, moto ou caminhão apreendido a qualquer instante.

Agentes de trânsito também podem solicitar reforço policial a qualquer instante. Na maior parte das fiscalizações de rua há sempre uma viatura para suporte, mas esta pode ser solicitada por rádio ou telefone caso o agente se sinta em perigo ou coagido. Ele não pode efetuar a prisão, mas consegue movimentar os responsáveis por isso.

Que dia vai cair o PIS para quem tem conta na Caixa

Geral

Você tem conta na Caixa Econômica Federal e está ansioso para saber quando será o depósito do seu PIS? Essa é uma dúvida comum entre os trabalhadores que têm direito a receber esse benefício. Neste artigo, vamos te ajudar a entender em que data o PIS será depositado para quem tem conta na Caixa e como você pode consultar essa informação de forma fácil e rápida. Continue lendo e saiba mais!

Consulta PIS 2024

Antes de falarmos sobre a data de pagamento do PIS para quem tem conta na Caixa, é importante entender como realizar a consulta desse benefício. Para isso, você pode acessar o site consulta PIS 2024 e informar o número do seu PIS/PASEP. O site irá te fornecer todas as informações sobre o seu benefício, incluindo a data de pagamento.

Data de pagamento do PIS na Caixa

A data de pagamento do PIS para quem tem conta na Caixa varia de acordo com o mês de nascimento do trabalhador. Geralmente, o depósito é realizado no mês de aniversário do beneficiário. Por exemplo, se você nasceu em março, o pagamento do PIS será feito no mês de março.

É importante ressaltar que o calendário de pagamento do PIS é divulgado anualmente pela Caixa Econômica Federal. Portanto, é fundamental ficar atento(a) às informações atualizadas para saber exatamente quando o dinheiro estará disponível em sua conta.

Tabela PIS 2024

Para facilitar a consulta da data de pagamento do PIS, a Caixa disponibiliza a tabela PIS 2024. Nessa tabela, você encontrará todas as datas de pagamento do benefício, de acordo com o mês de nascimento do trabalhador.

Através da tabela, você poderá verificar quando será realizado o depósito do seu PIS na Caixa, evitando assim qualquer tipo de dúvida ou preocupação. É importante destacar que o valor do PIS varia de acordo com o tempo de trabalho do beneficiário no ano anterior.

Passo a passo para consultar a data de pagamento do PIS

Agora que você já sabe como funciona a data de pagamento do PIS para quem tem conta na Caixa, vamos te mostrar um passo a passo simples para consultar essa informação:

  1. Acesse o site da Caixa;
  2. Informe o número do seu PIS/PASEP;
  3. Aguarde alguns segundos para que o sistema busque as informações;
  4. Verifique a data de pagamento do seu PIS de acordo com o seu mês de aniversário;
  5. Anote essa data em seu calendário para não perder o prazo.

Neste artigo, explicamos como consultar a data de pagamento do PIS para quem tem conta na Caixa Econômica Federal.

Lembramos que é fundamental ficar atento(a) às informações atualizadas divulgadas pela Caixa, para garantir que você receba o seu PIS na data correta. Se você ainda tiver dúvidas sobre o assunto, recomendamos entrar em contato com a Caixa Econômica Federal ou buscar orientações em seu site oficial.

Agora que você já sabe quando o PIS será depositado em sua conta e como consultar essa informação, aproveite o benefício da melhor forma possível. Se tiver interesse em saber mais sobre outros direitos trabalhistas, continue acompanhando nossos conteúdos.

6 Coisas que você precisa saber antes de morar em São Paulo

Geral

Se você está com planos de viver na agitada São Paulo, é recomendável fazer uma pesquisa sobre a vida no local antes. Não é novidade que a cidade é um das mais movimentadas do país e como todo lugar, tem suas vantagens e desvantagens. A seguir, você irá conferir 6 coisas que você precisa saber antes de morar em São Paulo.

 

 

1. A cidade nunca para. Nunca!

A capital dispõe de serviços basicamente 24 h por dia: restaurantes, farmácias, lanchonetes, padarias. A vida noturna da cidade é tão agitada quanto a diurna. Há uma grande quantidade de atrações voltadas só para a noite.

2. Viver em São Paulo não é barato

Para quem quer se mudar para São Paulo e ter uma qualidade de vida, é preciso lembrar que viver neste centro comercial não sai barato.  Lazer, educação, alimentação, transporte: tudo tem um custo elevado e pode ser uma surpresa para você, dependendo de onde você está vindo. Você pode chegar a pagar R$17,00 em um estacionamento, por exemplo. Sem contar que os impostos obrigatórios para proprietários de carro, como o IPVA, são geralmente os mais altos do país. Por isso, antes de se mudar ou se você se mudou recentemente para a cidade que nunca dorme, consulte o IPVA SP.

3. Diversidade gastronômica

Este é um ponto positivo para quem está pensando em viver na cidade. São Paulo é habitada por pessoas de todo o país e até do mundo, e sua gastronomia faz jus a isto. É possível experimentar todo tipo de comida no centro: da nordestina à italiana. A qualidade também não decepciona quem pode desfrutar desta diversidade.

4. Trânsito caótico

Esta provavelmente é a maior desvantagens da cidade. O trânsito é quase sempre caótico. Horários de pico e feriados são os maiores pesadelos das pessoas que habitam São Paulo por conta do congestionamento, sem contar que o transporte público não funciona bem.

5. O clima é instável

Não é a toa que São Paulo é conhecida como a “cidade da garoa”. O clima pode mudar repentinamente sem dar aviso. Então caso você se mude para lá, esteja sempre preparado portando um casaco e um guarda-chuva.

6. Institutos de Educação

São Paulo dispõe das melhores universidades, tanto no ensino público quanto no privado. Uma boa dica para quem for morar na cidade é investir na sua capacitação profissional. E não é só no nível superior que SP impressiona pela qualidade: educação fundamental e médio, cursos técnicos entre outros.

Apostila ENCCEJA: Ensino Médio

Educação

O Exame Nacional para Certificação de Competência de Jovens e Adultos esta próximo e os candidatos devem começar a se preparar para o Encceja 2023. E a melhor forma de estudar é com o melhor material especifico para você estudar. Por isso sugiro a Apostila Encceja 2023 Ensino Médio. Essa apostila foi elaborada de acordo com as matérias cobradas no Exame, ou seja, você estuda somente as matérias necessárias. A Apostila Encceja 2023 Ensino Médio é um único livro que abrange todas as matérias e ainda contém um CD de brinde.

O Exame Nacional para a Certificação de Competência de Jovens e Adultos é conhecida por ser uma prova curta, mas bem complexa e o quanto antes você começar a estudar melhor vai ser o desempenho.

O Encceja 2023 é composto por todas as matérias aplicadas em sala de aula no ensino médio, e o estudante deve se preparar estudando a maioria das matérias.

A Preparação para o Encceja 2023 é essencial para os candidatos que queiram ser aprovados e obter a certificação do ensino médio estudando e priorizando os conteúdos que realmente cai no Encceja 2023. Desta forma a Apostila Encceja 2023 Ensino Médio prioriza os conteúdos programáticos que serão cobrados no Encceja 2023 e é a melhor opção para os candidatos que buscam um material didático e mais precioso para aperfeiçoar os seus estudos.

Sem contar que muitos alunos já estudam para a conseguir ingressar no Ensino Superior através do Enem 2023. Pois bem esta Apostila Encceja 2023 Ensino Médio pode ser uma complementação para o seu estudo, deixando assim ainda mais dinâmico e versátil.

Conteúdo Encceja Ensino Médio

O Conteúdo Programático da Apostila Encceja 2023 Ensino Médio contém todos os conteúdos solicitados na pagina do participante Encceja 2023, o que garantirá um excelente aproveitamento e aprendizado dos estudantes.

A Apostila Encceja 2023 Ensino Médio é um único livro que é dividido de acordo com a prova do Encceja 2023. Contendo as seguintes matérias: Ciências Humanas e suas tecnologias; Ciências da Natureza e suas tecnologias; Linguagens, códigos e suas tecnologias e Matemática e suas tecnologias.

O conteúdo programático da Apostila Encceja 2023 Ensino Médio é de acordo com as matérias cobradas no Encceja 2023, o estudante aprende uma ótima forma, pois ele prioriza somente o necessário para a prova Encceja 2023. Com uma apostila dinâmica, que garante um proveitoso momento de estudo e aprendizado ágil, de fácil aprendizado e memorização.

A Apostila Encceja 2023 Ensino médio foi criado por ótimos profissionais da área que garante o fácil aprendizado dos conteúdos abordados no material Encceja 2023.

A Apostila Encceja 2023 Ensino Médio está disponível na versão impressa e digital, dessa forma o estudante tem duas escolhas que podem facilitar ainda mais os seus estudos e podendo optar para o que melhor lhe agrada.

A Apostila Encceja 2023 Ensino Médio foi criado pela Editora Opção que já está a mais de duas décadas no mercado, fazendo que seus materiais sejam os melhores para poder a te ajudar nos seus estudos e a conquistar os seus objetivos.

Lembre-se para conseguir o objetivo de obter a certificação através do Encceja 2023 é necessária uma rotina de estudo árdua e sempre que estiver cansado revise os conteúdos e faça uma leitura de jornais e revistas para que possam a te ajudar.

Vantagens de Adquirir a Apostila Encceja Ensino Médio

  • Um ótimo material que te ajuda na rotina de estudo
  • Serve como complementação para os estudos do Enem 2023
  • Um material dinâmico de fácil aprendizado
  • O melhor material do Mercado
  • Uma editora de confiança e que tem os melhores profissionais
  • Preço acessível, um pequeno investimento para o seu futuro

Leia também: Cursos gratuitos no SENAI Mogi das Cruzes!.

Cursos gratuitos no SENAI Mogi das Cruzes!

Educação

Mogi das Cruzes é uma cidade do interior do Estado de São Paulo, e podemos dizer que os cursos Senai Mogi das Cruzes 2023 fazem toda a diferença para a população local.

Em municípios menores menos instituições se colocam disponíveis para oferecer cursos de formação, que realmente ajudem o público a ter cada vez mais sucesso!A boa notícia é que os cursos Senai 2023 estão disponíveis para o povo dessa cidade, e se você está nela deve saber tudo sobre as oportunidades que ele pode te trazer. Vem conferir mais a respeito!

SENAI Mogi das Cruzes 2023

Se você tem interesse em cursar um dos cursos Senai Mogi das Cruzes é primordial que conheça mais dessa incrível instituição, para poder se conectar a ela antes de definir a sua formação.

Ele passou existir ainda no ano de 1945, e permaneceu em uma área central da cidade de Mogi das Cruzes até 1962. Depois disso as suas instalações passaram a ser parte de um prédio que foi construído em um terreno próprio.

Depois de um tempo o Senai de Mogi das Cruzes passou a se chamar Nami Jafet, em homenagem a um empresário que era dono da Mineração Geral do Brasil LTDA e depois foi também proprietário da Companhia Siderúrgica de Mogi das Cruzes S/A, empresa essa que fez grandes esforços para que o Senai viesse para esse município.

De modo geral os cursos do Senai Mogi das Cruzes grátis contam com:

  • Laboratórios avançados;
  • Equipamentos de última geração;
  • Equipes qualificadas.

Que estão prontas para colaborar na formação de alunos nos mais diversos temas, passando por Automação da Manufatura, indo para Construção Civil, passando por Marketing e indo para Suprimentos, entre outros.

Trata-se de um dos Senais mais completos do Estado de São Paulo e é enorme o número de alunos que busca essa instituição para ter a chance de crescer!

Nesse Senai você também encontra apoio a empresas, questões relacionadas ao meio ambiente, há também a possibilidade de fazer estágio supervisionado e de ter acesso a uma série de notícias e informações a partir da sua biblioteca. A estrutura é grande e preparada para atender toda a população que necessitar!

Cursos gratuitos Senai Mogi das Cruzes 2023

Como você deve imaginar, o Senai permite que boa parte da população tenha a oportunidade de acessar uma qualificação mais acessível. Os preços pedidos nos seus cursos são bem mais em conta do que os praticados por outras instituições.

Infelizmente, no entanto, muita gente não pode pagar, ainda quando os cursos são baratos. O desemprego está aí, a crise também, e por mais que a pessoa entenda o quanto se qualificar é necessário muitas vezes não tem condições para pagar o preço pedido para chegar lá.

Nesses casos, felizmente, temos instituições que se preocupam em apoiar toda a sociedade, transformando através do poder da educação gratuita, que é ainda mais acessível que qualquer outra.

Esse é o caso dos cursos Senai 2023 SP. Existem vários que são pagos, como já comentamos, mas existem alguns gratuitos. Recentemente foram oferecidos os seguintes:

  • O curso de Aprendizagem Industrial de Eletricista de Manutenção
  • Eletroeletrônica;
  • O curso de Mecânico de Usinagem.

Para fazer ambos você não precisa pagar nada e as condições para se qualificar nessa busca são estar na busca do primeiro emprego e claro, já ter concluído o ensino fundamental.

É importante dizer que para esses cursos existe idade mínima e idade máxima. A idade mínima é de 14 anos completos até a data do início do curso e a máxima é 24.

Inscrição Senai Mogi das Cruzes 2023 Cursos Gratuitos

É sempre importante lembrar que a educação gratuita é algo que não é muito oferecido no nosso país. Cada vez se cobra mais para estudar e para que as pessoas tenham educação. Um bem fundamental acabou se transformando com o passar dos anos em um grande comércio.

Para você saber mais sobre todo o processo seletivo e tudo que você pode conseguir através dele vale a pena clicar nesse link e se informar mais profundamente a respeito por meio do site da instituição.

É importante aproveitar o apoio de instituições como o Senai Ipiranga 2023, que permitem o acesso a uma educação gratuita e de qualidade, que abre portas para o mercado.

O mercado é cada vez mais competitivo e difícil de se adentrar, e se o desempregado ou aquele que busca o primeiro emprego não conta com qualificação não dá para competir, não dá para brigar, não dá para entrar!

Senai Mogi das Cruzes EAD

Quando falamos em capacitação profissional logo pensamos no Senai. Sendo uma das maiores instituições de ensino profissionalizante do país, o Senai é a melhor escolha para quem quer ter uma educação de qualidade sem sair de casa, pois oferece uma variada lista de cursos EAD.

O mundo, hoje, é todo conectado e isso significa que o ensino a distância traz possibilidades jamais vistas em outras épocas. Sendo assim, a Educação a Distância funciona como multiplicadora de conhecimento eficiente e necessária. E no Senai Mogi das Cruzes há grandes chances de você encontrar o curso que está buscando.

Os cursos do Senai Mogi das Cruzes são relevantes para todas as profissões, tanto para quem quer entrar no mundo do trabalho, como para quem já está trabalhando, para atualizações de conhecimentos.

Com o curso Desvendando a Indústria 4.0 por exemplo, o Senai desenvolve os conceitos da Indústria 4.0, propiciando ao aluno a introdução ao tema e a obtenção da base conceitual das tecnologias habilitadoras que suportam a Indústria 4.0.

Confira os principais tópicos ensinados ao decorrer do curso:

  • Indústria 4.0;
  • Evolução Industrial;
  • Internet das Coisas;
  • Big Data;
  • Robótica Avançada;
  • Segurança Digital;
  • Computação em Nuvem;
  • Manufatura Digital;
  • Manufatura Aditiva;
  • Integração de Sistemas.

Nos cursos EAD Senai, você irá realizar as atividades propostas no seu tempo e onde quiser, de acordo com sua disponibilidade. Durante o período vigente, você terá acesso ao curso a qualquer momento, pois o ambiente virtual de estudo fica disponível as 24 horas do dia, basta ter um computador com acesso à internet.

Após a conclusão com êxito da avaliação final, você poderá fazer o download de seu certificado direto do próprio ambiente de estudo. Os certificados EAD Senai são autorizados pelo MEC e aceitos em todas as instituições do país.

Ficou interessado? Para saber mais informações e ver o calendário de turmas do curso “Desvendando a Indústria 4.0”, basta acessar o site https://mogidascruzes.sp.senai.br ou entrar em contato através do telefone (11) 4728-3900.


Nesse panorama é necessário enaltecer instituições como essa, que ajudam a população a se formar, especialmente quando elas estão no interior do nosso país!

Os cursos Senai Mogi das Cruzes 2023 talvez sejam a resposta para você que vem procurando um meio de conseguir se formar e ter mais conhecimento, para poder acessar o mercado de uma forma mais frontal e mais decisiva. Boa sorte na sua caminhada e não deixe de lutar!

Quais os requisitos necessários para receber o Bolsa Família?

Geral

O Bolsa Família é um dos poucos programas sociais que trabalha com transferência de renda, ou seja, as pessoas que podem receber têm acesso ao auxílio financeiro em dinheiro.

Muitas famílias já se utilizam do recurso, porém é válido lembrar que nem todas elas podem ter direito a esse suporte. Se você está pensando em solicitar o benefício, veja a seguir quais os requisitos necessários para participar do programa:

O Bolsa Família é um programa que está em vigor há alguns anos e já beneficiou diversas famílias brasileiras. O objetivo dessa inciativa é melhor o cenário de fome e pobreza do país.

Por isso, é necessário que o programa selecione famílias que realmente precisem receber esse auxílio. Assim, podemos dizer que as exigências de participação do Bolsa Família, selecionam quem realmente precisa de suporte para ter acesso a condições básicas de vida.

Entre essas condições, podemos mencionar a possibilidade de comprar roupas adequadas se necessários, como também ter acesso a alimentação básica mensalmente.

Essas necessidades são calculadas anualmente junto ao salário mínimo anual. Portanto, com o reajuste do salário mínimo, provavelmente o programa também sofrerá algumas adaptações.

Mas afinal, quem pode participar?

O programa Bolsa Família irá dividir as famílias em duas categorias do benefício. A primeira é destinada as famílias que se encontram em situação de pobreza absoluta, estando com a renda mensal muito inferior à média.

A segunda categoria serpa dedicada às famílias que se encontram em situação de pobreza, com renda inferior à média, mas ainda com uma base melhor de vida.

E serão divididas assim, as exigências de participação do programa. Para a primeira categoria, a família deverá possuir renda mensal por pessoa equivalente a R$89. Já a segunda permite uma renda entre R$89,01 e R$177 por pessoa.

Como mencionado, o Bolsa Família sofre alterações diretas do salário mínimo, já que os cálculos feitos são baseados nele. Portanto, esteja atento a possíveis mudanças nas médias citadas.

Caso você esteja dentro dos padrões de renda estabelecidos pelo programa, você pode solicitar o seu recurso em uma unidade CRAS mais próxima.

Se o seu pedido for aprovado, você passará a ter direito ao saque Bolsa Família e por isso deverá estar atento ao calendário do Bolsa Família 2023 de recebimento do seu benefício, como indicado na imagem acima.

É importante conferir toda a sua documentação, assim como a dos seus dependentes declarados no CRAS. Esteja atento às datas e regras de permanência do programa!

Acidentes de trânsito tem auxílio do seguro obrigatório

Veículos

Todos conhecemos as regras, mas, de vez em quando, lembre-se de qual é o caminho certo para fazer as coisas, para evitar atentados e percalços fatais, e para aumentar a nossa segurança como pedestres tanto quanto os pedestres não têm, como também a carros, um chassi, além do nosso corpo, para nos proteger em um impacto por abuso.

Clique aqui e saiba quem tem acesso ao DPVAT 2023 em caso de acidente de trânsito.

Local onde anda os pedestres

Para que tudo funcione corretamente, os pedestres devem andar no lado esquerdo da estrada na direção oposta do trânsito de veículos, para que vejamos como os veículos se aproximam e não começam.

Eles só viajarão à direita se houvesse obstáculos na estrada que o tornassem inseguro, ou se fosse mais fácil por algum outro motivo. Mas eles sempre viajarão à esquerda para aumentar sua segurança.

Caso aconteça algum acidente de trânsito, é importante que você possua o Seguro Obrigatório DPVAT 2023, o qual assegura você motorista, quantos os pedestres. Esse seguro cobre quase todas as despesas causadas por um acidente.

Detran

Aqueles que estão empurrando ou arrastando uma bicicleta ou um ciclomotor de duas rodas, qualquer carro ou dispositivo similar deve circular ao seu direito, assim como qualquer grupo ou namoro que uma pessoa dirige e aqueles em uma cadeira de rodas.

Quando passamos a atravessar, devemos estar alertas para não ser atropelados. Primeiro, devemos verificar se nenhum veículo vem da esquerda e, em seguida, repita a verificação para a direita, e antes de iniciar a rota, olhe novamente para a esquerda antes de atravessar a estrada.

Desta forma, evitaremos qualquer transtorno porque um veículo poderia ser abordado em alta velocidade ou que não tínhamos visto. Quando você dúvida se você nos dará tempo para cruzar, vale a pena esperar um pouco e fazer a travessia da maneira mais segura possível.

Se estamos na estrada e está ficando escuro ou já está escuro, devemos iluminar o caminho com uma lanterna ou algum mecanismo reflexivo que nos permite ser vistos pelo menos 150 metros antes que os veículos se aproximem.

O DPVAT 2023 DF funciona da mesma maneira que em outros estados, você deve realizar o pagamento do imposto para garantir a sua segurança e de outras pessoas.

Grupo de pedestres

Se formos em grupo, devemos caminhar um atrás de outro pedestre, em uma fileira indiana, e torna-se necessário levar uma luz branca ou amarela à frente e uma vermelha que marcará o último do grupo, assim como quando andamos de bicicleta à noite, com suas luzes dianteiras e traseiras para que os veículos possam nos ver e assim evitar qualquer incidente.

Se durante a chuva ficarmos surpresos com a chuva ou a neblina se tornar mais espessa, devemos aumentar essas medidas que nos tornarão visíveis para os veículos, de modo a não serem atropelados.

Na medida do possível, evitamos circular ou transitar à noite de estradas fora da cidade. Nós evitaremos surpreender os motoristas com uma manobra imprevista, e não iremos viajar por uma rodovia, exceto por alguma emergência e sempre com os coletes reflexivos para que possamos ser vistos.

Não é permitido fazer carona nessas trilhas e não cruzaremos o turno total ou uma mudança de nível que possa dificultar o fato de o motorista nos ver bem ou qualquer outro lugar que nos impede de ser visto com bastante antecedência.

E, claro, nunca cruzaremos trilhos de trem quando as barreiras do cruzamento forem abaixadas, nem sequer pensar que nos dá tempo porque o trem não é visto.

Entenda as etapas do aditamento FIES

Educação

Os alunos que conseguiram financiar os seus estudos utilizando o crédito estudantil do FIES já estão ansiosos para saber mais informações sobre o Aditamento FIES 2022. Hoje, vamos falar sobre o Aditamento FIES 2022 e como fazer para não perder o prazo determinado pelo Governo.

O FIES ou Financiamento Estudantil é, sem dúvida, a melhor opção de crédito estudantil para quem precisa de uma ajudinha na hora de pagar as mensalidades de uma instituição de ensino particular.

Nem todas as pessoas conseguem passar em uma instituição de ensino pública apenas com as notas do ENEM, por isso, conseguir um crédito do FIES é muito significativo para quem quer estudar e não tem condições.

O Aditamento FIES nada mais é do que a renovação do financiamento estudantil concedido.

Regras e prazos do Aditamento FIES 2022

Todos os alunos que foram beneficiados com o crédito estudantil concedido pelo FIES deverão realizar o Aditamento FIES 2022 para garantir que esse benefício seja concedido até o final do curso.

A cada 6 meses o aluno deve realizar esse Aditamento que pode ser classificado de 2 maneiras: Aditamento simplificado e Aditamento não simplificado.

O Aditamento simplificado é quando nenhum dado precisa ser alterado no contrato ou quando você não está com nenhuma pendência financeira.

Já o Aditamento não simplificado é feito quando existem informações que precisam ser alteradas no contrato como endereço, informações pessoais ou até mesmo os dados bancários.

Documentos para realizar o Aditamento

Os documentos que precisam ser apresentados para realizar o Aditamento FIES 2022 dependem de alguns fatores como se você possui um fiador, por exemplo.

Abaixo fizemos uma lista com alguns documentos gerais que devem ser apresentados. Confira:

Documentos do Estudante

  • RG e CPF;
  • Comprovante de residência;
  • Documento de regularização de inscrição emitido pela Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento do FIES;
  • Em casos de bolsistas do ProUni, apresentar o Termo de Concessão de bolsa;
  • Certidão de casamento e todos os documentos do cônjuge.

Documentos do Fiador

  • RG e CPF do fiador;
  • Certidão de casamento;
  • Comprovante de residência;
  • Comprovante de rendimentos.

Etapas do Aditamento FIES 2022

O Aditamento FIES 2022 é realizado em algumas etapas. Como foi dito anteriormente, esse aditamento é feito a cada 6 meses e ele pode ser simplificado e não simplificado.

A realização do aditamento é feita pelo Sistema Informatizado do FIES (SisFIES), mediante a confirmação eletrônica do estudante financiado e de uma solicitação da Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA).

Depois dessa solicitação feita pela CPSA, o estudante deverá conferir todas as informações que foram inseridas no SisFIES e verificar se estão corretas:

  • Se estiverem corretas, confirmar em até 20 dias a solicitação de aditamento. Depois disso, comparecer à CPSA para retirar uma via do Documento de Regularidade de Matrícula (DRM);
  • Se alguma informação não estiver correta, então, o aluno deverá entrar em contato com a CPSA para corrigir essas informações e reiniciar o processo de Aditamento.

Como funciona o PRONATEC? Veja tudo aqui

Educação

O Pronatec 2022 é a oportunidade para os jovens e adultos estudarem de graça, e garantirem um futuro melhor com mais chances de emprego. O Pronatec 2022 disponibiliza diversos cursos totalmente gratuitos e de ótima qualidade. Se interessou? Saiba a seguir mais informações sobre o Pronatec 2022.

PRONATEC 2022

Criado no ano de 2011, o Pronatec é um dos maiores programas de acesso ao ensino técnico, tendo como seu objetivo maior ajudar as pessoas a ingressar no mercado de trabalho com uma nova e boa qualificação profissional.

Além disso, os cursos do Pronatec , assim como o SISUTEC 2022, são totalmente gratuitos, o que dá a chance das pessoas que não tem condições financeiras de arcar com os custos de uma universidade privada, de se qualificarem de maneira gratuita no ensino técnico e profissionalizante.

Todos os cursos disponíveis no Pronatec são pagos pelo Governo Federal.

Como funciona o programa PRONATEC 2022?

O Pronatec 2022 foi feito especialmente para os jovens e adultos de baixa renda, oferecendo bolsas e cursos sem custo algum para os mesmos.

O que muitas pessoas ficam em dúvida é se para participar do programa precisa ter realizado o ENEM.

Não é preciso ter feito as provas do Enem para participar, basta apenas acessar o site oficial do programa e ter sua inscrição aprovada.

A oferta de cursos é divida em 4 modalidades, são elas:

  • Formação Inicial e Continuada;
  • Cursos Técnicos I;
  • Cursos Técnicos II;
  • Bolsa-Formação Profissional.

As vagas são abertas duas vezes ao ano no próprio site do programa, ao longo deste post explicaremos melhor como funciona a inscrição Pronatec 2022.

Requisitos para se inscrever no PRONATEC 2022

Para que os interessados no programa consigam ter êxito em suas inscrições eles deverão se encaixarem nos seguintes requisitos:

  • Alunos que já concluíram ou irão concluir o ensino médio;
  • Pessoas sem condições financeiras de pagar um curso profissionalizante (é necessário comprovar baixa renda);
  • Estudantes do EJA;
  • Apenas alunos de escola pública (caso seja privada é necessário comprovar bolsa integral);
  • Beneficiários de programas do governo.

Instituições parceiras do PRONATEC 2022

Há várias instituições que são parceiras deste programa e aqui você confere algumas delas:

  • SENAI;
  • SENAC;
  • SENAR;
  • SENAT;
  • Anhanguera;
  • Estácio;
  • Institutos Federais.

Cursos oferecidos pelo PRONATEC 2022

Antes de realizar as inscrições do Pronatec 2022, é de suma importância saber quais são os cursos que estão disponíveis no programa. A seguir, você irá conferir alguns deles:

  • Técnico em Logística;
  • Técnico em Manutenção e Suporte em Informática;
  • Técnico Secretaria Escolar;
  • Técnico em Podologia;
  • Técnico em Guia de Turismo;
  • Técnico em Hemoterapia;
  • Técnico em Desenho Industrial;
  • Técnico em Secretariado;
  • Técnico em Web Design;
  • Técnico em Administração;
  • Técnico em Mecânica e Eletrônica;
  • Técnico em Processos Fotográficos;
  • Técnico em Rádio e Televisão;
  • Técnico em Massoterapia;
  • Técnico em Estética;
  • Técnico em Controle Ambiental;
  • Técnico em Enfermagem.

Inscrições PRONATEC 2022

A data para o início das inscrições no Pronatec 2022 ainda não foi divulgada. Mas sabemos que as mesmas são abertas duas vezes ao ano e realizadas de forma muito simples e rápida.

Confira o passo a passo que montamos para você ter noção de como funciona:

  • Acesse o endereço → Clicando aqui;

Assim que você acessar a página citada anteriormente, preencha:

  •  Estado
  • Município
  • Sua Escolaridade
  • Instituição

Após preencher corretamente, clique em Pesquisar e confira os resultados.

Leia a seguir: SISU 2022 Inscrições: Saiba Como se Inscrever, Cronograma!

SISU 2022 Inscrições: Saiba Como se Inscrever, Cronograma!

Educação

O SISU é um dos programas de maior destaque do Governo Federal, já que ele oferece a oportunidade para os jovens estudarem em universidade públicas de forma totalmente gratuita. E as SISU 2022 Inscrições é o passo principal para você poder participar da seleção. Para realizar as SISU 2022 Inscrições é preciso seguir um passo a passo e aqui mostraremos tudo que for necessário.

Ao longo do texto você vai poder ter acesso a várias informações importantes sobre as inscrições SISU 2022 então continua nos seguindo.

Inscrições SISU 2022

Procurando ingressar em uma universidade de forma totalmente gratuita? Então você já encontrou. As inscrições SISU 2022 permite que você participe de uma seleção a partir da sua nota do ENEM e concorra a uma vaga em uma universidade pública que é mantida pelo Governo Federal.

O Programa desenvolvido pelo Ministério da Educação possibilita que jovens que já concluíram o ensino médio e realizaram o ENEM possam participar das inscrições SISU 2022. Todo o processo de inscrição é feito de forma online facilitando a vida de quem for optar pelo programa.

SISU 2022 Inscrições como Fazer?

As inscrições ainda não foram iniciadas, já que ainda estamos em 2021, mas nem por isso você precisa ficar desinformado sobre como e onde se inscrever. Abaixo você vai poder conferir o passo a passo que criamos explicando tudo sobre as SISU 2022 inscrições

As SISU 2022 Inscrições podem ser realizadas no site.

  • Passo 1: É preciso ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio.
  • Passo 2: Confirmar seus dados no site do próprio SISU, para que eles possam confirmar seus dados. Você precisará preencher: Número de Inscrição e Senha.
  • Passo 3: Realizar sua inscrição no SISU, escolhendo até dois cursos, podendo ser em instituições diferentes.
  • Passo 4: Procure por vagas nas instituições de ensino – lembrando que quanto mais vagas melhor para o aluno.
  • Passo 5: Escolha a modalidade que você irá participar: cotas ou livre concorrência
  • Passo 6: Confirme sua inscrição para finalmente poder participar e concorrer a uma vaga

Para mais informações sobre inscrições SISU 2022 iremos atualizar em breve.

SISU 2022 Inscrições e Cronograma

O Cronograma com todas as datas sobre o SISU ainda não foram divulgadas, sendo assim, iremos passar informações sobre o Cronograma do ano atual (2022) para aqueles que irão realizar inscrições SISU 2022 possam se basear.

  • Data – 24/01 até 29/01 – Período em que foi realizada as inscrições.
  • Data – 30/01 – Data em que o Sistema de Seleção Unificada (SISU) divulgado o resultado da chamada regular.
  • Data – 30/01 até 10/02 – Essa data foi dedicada aos alunos que não passaram na chamada regular e que desejaram participar da lista de espera, para talvez, conquistar uma vaga.
  • Data – 03/02 até 07/02 – Período para realização de matrículas para todos os alunos que foram convocados na chamada regular.
  • Data – 16/02 -Período em que os alunos que estavam na lista de espera foram convocados para realização da matrícula.

Todo o cronograma atualizado será divulgado em breve e nós iremos atualizar tudo para vocês.

Toda nova informação que for liberada sobre as SISU 2022 Inscrições serão atualizadas para vocês, por isso é importante ficar atento e não perder nada.